São Paulo - Brazil

Como fazer Medição Elétrica?

Tem sido comum nos últimos tempos a demanda por serviços de medição elétrica principalmente para estabelecimentos comerciais e industriais.

Para começar vamos entender que medição de energia elétrica é a forma principal de determinar e mensurar um consumo atual ou ter uma estimativa de um consumo futuro de um circuito de eletricidade, seja ele de Alta Tensão, Média tensão ou mesmo baixa tensão (residências).

Apesar de ser mais utilizada para fim industrial e comercial o procedimento de medição e cálculo de carga pode ser feito em residências para, por exemplo, um aterramento elétrico ou solicitação de aumento de carga na distribuidora.

 

Terminologia da Medição Elétrica

Com a recente escassez de agua que levou a uma redução preocupante nos reservatórios isso impactou as usinas hidrelétricas e passou se então a falar mais sobre os termos técnicos da medição elétrica, como kilowatt-hora entre outro termos que não são conhecidos do publico geral.

Geralmente eles são conhecidos de eletricistas por todo o Brasil e possuem nomenclatura especificas e importância para cada setor. São eles

  • Kilowatts –
  • Fator de potência –
  • Ruído elétrico –

 

Equipamentos para Medição Elétrica

Como em qualquer setor de serviços comerciais e industriais o setor elétrico possui normas rígidas para a segurança e a qualidade das medições de carga elétrica.

Esses materiais são usadas desde processos simples como o teste de uma tomada, até em procedimentos mais complexos como aterramento elétrico,  instalação de para raios (SPDA), mensurar um campo elétrico,  entre outras aplicações.

Para isso são necessários sistemas e ferramentas de medição que possam informar com o máximo de precisão, itens como o campo elétrico, voltagem, medição ohmica, corrente contínua e alternada entre outros.

Conheça abaixo os principais equipamento de medição

  • amperímetro – Em formato de alicate é utilizado para medir a diferença de potência entre dois pontos; a forma de utilização é sempre em paralelo para averiguar a tensão de energia elétrica.
  • voltímetro – Pode ser usado em instalações elétricas comuns. Pode ser usado para conferencia de corrente continua.  e instalações elétricas automotivas fazendo o monitoramento da bateria, por exemplo.
  • ohmímetro – Faz medição de resistência de ohms
  • miliamperímetro -O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *